Tem que ter muita paciência!! Haja paciência!!
São 16:36 horas de um domingo. Vejo-me obrigada a ler um texto chato, sobre a história da psicanálise, como requisito para realizar um trabalho (que vale apenas 1,8 pontos!!!), de uma das disciplinas optativas, exigidas para a conclusão da faculdade. Já terminei todas as disciplinas obrigatórias, mas tenho que cumprir as optativas. Optativas, como o próprio nome diz, deveriam poder ser escolhidas. Mas, tive que escolher 6 disciplinas “optativas” dentre 7 que estavam disponíveis. É para rir ou para chorar? Era mais fácil chamar de obrigatórias…
E mais uma vez, me deparo com trabalhos CHATOS, leituras inglórias, que tomam o tempo, mas que depois das avaliações, pouco terão acrescentado…
Ao longo do curso, nem todas as disciplinas foram assim. Mas, me irrito, toda vez que me deparo com uma.
Como a universidade pode esperar que pessoas que vivem uma realidade digital possam ainda ter paciência para ler textos com palavras como “pragmática”, “empírica”, “remetam”, “querela”? Tudo bem que eu, que já sou uma “coroa”, entendo estas palavras. Mas, esta geração que vem aí? Que nem o português escreve direito porque “é CRINGE escrever certinho”?
Estamos na era da tecnologia! Uma faculdade já não pode ser tão engessada. Precisamos de conteúdos mais amigáveis, mais “fáceis” de serem digeridos. Não digo em menor quantidade ou com menos qualidade, mas adaptados a uma realidade em que os alunos estão sendo condicionados pelo TikTok a não aturar conteúdos que durem mais que um minuto.
Se você não consegue capturar a atenção do aluno no primeiro minuto de leitura e, ao invés disso, ainda provoca nele raiva por ter que ler tudo aquilo, que evolução de aprendizagem você espera obter desse aluno?
Somos cobrados por uma nova pedagogia, mas somos ensinados com métodos e textos antigos. Difícil.
Deixe um comentário